Diante de novos cortes realizados pelo atual governo, no orçamento do MEC e Capes, as bolsas relativas ao mês de novembro do Programa Residência Pedágogica – RP e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID não foram pagas.

A Capes emitiu nota a respeito no último dia 6/12/2022. (https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/restricoes-orcamentarias-e-financeiras-impostas-a-capes)

O Forpibid-rp e o Movimento Pibid RP Resiste manifestaram-se a respeito (https://www.instagram.com/p/Cl2GAX7pnEs/?igshid=YmRhOGE0MWQ%3D), convocando os bolsistas de todo o país a mobilizar a população e divulgar mais este ataque à educação promovido por este governo.

O movimento pede que a população, mas, principalmente os bolsistas e envolvidos com os programas se manifestem por meio de um abaixo-assinado disponível no link a seguir: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVXLH7UEnxxElESZm8MnwInGFVcZ_WwlaTR2cevC0g2s4hBA/viewform)

A Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica – PRP da UFCA vem, por meio desta nota, cobrar do Ministério da Economia, do Ministério da Educação, da Capes e todas as autoridades competentes o pagamento imediato das bolsas.

Solicitamos também um posicionamento da UFCA e da Andifes, a respeito do assunto, e um empenho dos políticos da bancada federal do Ceará na resolução célere deste problema.